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PASSO A PASSO PARA UMA AÇÃO DE LANÇAMENTO DE UM PRODUTO OU SERVIÇO

Atualizado: Abr 9




No lançamento de um produto, pensar na estratégia de divulgação é um passo importante para um possível sucesso que determinado produto ou serviço poderá ter no mercado.

É importante ser assertivo na sua divulgação, pois, o conhecimento inicial que fornece sobre esse produto vai determinar parte do impacto perante o seu público.



REALIZE UM PEQUENO ESTUDO


Inicie o planeamento da sua ação com uma pesquisa do mercado onde vai lançar o produto, tente perceber se existe algo parecido com o que está a lançar. Recorra ao benchmarking, compare e identifique as diferenças, melhore e inove o que já resulta na concorrência, proporcionando, desta forma, o diferencial ao seu produto. É conveniente que faça, mesmo, uma análise SWOT para que possa enquadrar perfeitamente o perfil do seu produto e, ajudar na realização do delineamento das ações de divulgação.



PENSE NO SEU PÚBLICO-ALVO


Entender o público do seu produto é fundamental. Saber quem são essas pessoas? Quanto estão dispostas a pagar? Como chegar até elas?

Quais as suas necessidades? Que problemas o seu novo produto ou serviço poderá ajudar a resolver? Que tipo de comportamento adquirem no ato da compra? Entre outras questões que ache pertinente incluir.



FAÇA TESTES OU EXPERIÊNCIAS NA SUA EMPRESA


Antes das ações de divulgação para os seus potenciais clientes, solicite a colaboração dos seus colegas de trabalho para que ajudem a testar. Marque uma reunião de divulgação interna, deixe que estes tomem contacto com o novo produto e peça-lhes que coloquem questões pertinentes, pois este será um bom treino para preparar as suas notas de explicação sobre o produto ou serviço.



DEFINA A SUA ESTRATÉGIA DE COMUNICAÇÃO


É hora de pensar nas ações e necessidades a incluir no processo de apresentação/divulgação.

Como pretende apresentar o produto?

Poderá ser numa palestra integrada num tema que tenha a ver com o seu produto. Organizar um open day e permitir visitas à sua empresa é uma hipótese. Pode convocar reuniões de demonstração.

As suas escolhas do meio de comunicação vão, também depender do budget disponível para a ação.

Não só por cauda deste aspeto, mas também porque tudo o que é planeado tem menos riscos de insucesso, é importante que faça um planeamento da sua ação do lançamento do produto ou serviço.




FAÇA UM PLANEAMENTO


Seja num quadro Excel ou numa ferramenta predefinida para a elaboração de projetos, este será o seu guia para os procedimentos da ação.

Coloque locais, datas, custos, prazos, materiais promocionais se existirem, nomes dos elementos da equipa envolvida e as devidas tarefas.

Escreva e estude o texto que vai verbalizar quando estiver a apresentar o produto.



PENSE NUMA ESTRATÉGIA DE DIVULGAÇÃO QUE INCLUA O ONLINE E O OFFLINE


Pense nos materiais/suportes que poderão acompanhar a divulgação.

Na campanha offline pode incluir folhetos impressos, gifts promocionais, amostras grátis, a própria organização do evento de divulgação, pode, também achar conveniente um anúncio numa revista ou jornal.


Defina, também, a sua estratégia online recorrendo ao marketing digital, pense, por exemplo, em campanhas para Facebook ou outras redes sociais, email marketing, elaboração de vídeos que pode utilizar na apresentação em loco e depois coloca-los nos meios digitais. Reserve, também, uma página do seu site para a abordagem do novo produto.

Aposte nos suportes e plataformas que achar conveniente e que se enquadra nos seus objetivos.


MÃOS À OBRA E BOM TRABALHO!




Veja, também, o artigo "5 ideias essenciais para o branding da sua empresa".







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