Quando pensamos em responsabilidade social das empresas, associamos aos benefícios que estas podem ganhar no âmbito do marketing, o que de certa forma, pode tornar questionável o real interesse por uma causa. Já para não falar nas causas sociais de “modas”.
Sabemos que, a principal preocupação das empresas é a sua própria sustentabilidade,
gerar negócio para manter a saúde financeira equilibrada e progredirem.
Contudo, também sabemos que, o seu potencial de organização tem outras capacidades além de gerar negócios.
O genuíno interesse das empresas por uma causa tem de estar, antes de mais, incutida na estrutura da própria organização. A título de exemplo, como uma empresa pode participar numa campanha de reciclagem se a própria não põe em prática essa ação?
Como podemos exercer a responsabilidade social na própria empresa?
Basta estarmos atentos e observarmos. Seguem alguns exemplos:
· A forma como gerimos recursos.
A impressão em papel nem sempre é necessária.
As deslocações em veículos motorizados para as reuniões externas quando podemos fazer online.
A otimização de energia, não obter gastos quando não é necessário, por exemplo, recorrer a sistemas com sensores de presença para a iluminação.
· O valor que reconhecemos em cada colaborador.
O reconhecimento de que as empresas são as pessoas, o seu esforço diário e o seu trabalho. Do mesmo modo, as condições que esta possibilita, nomeadamente, a formação, para que os colaboradores possam desenvolver as suas aptidões e contribuir com uma melhor prestação.
Darmos importância às suas ideias e opiniões e despoletar debates entre os vários departamentos para o encontro de ideias sobre diferentes temáticas.
· O exemplo vem de cima
A forma como a direções das empresas se expressam, e a postura que adquirem perante questões sociais e humanitárias da atualidade. Como sensibilizam e transmitem tais valores aos seus colaboradores?
· A ética
É o que define os valores da cultura organizacional, crucial para um bom funcionamento
de interrelação dos demais intervenientes.
· Espírito de equipa e interajuda
Comprovadamente, um trabalho conjunto é muito mais proficiente e produtivo, pois, os variados contributos geram resultados mais ricos.
Com estes pilares implementados na nossa organização profissional, podemos integrar, mais conscientemente, projetos em que demonstremos a nossa responsabilidade social
face às questões globais atuais que requerem atenção:
Alterações climáticas, crises humanitárias, a pobreza, a desigualdade social, a educação,
a ecologia e os fenómenos pandémicos.
Olhar para estes tópicos e tentarmos perceber, de que forma podemos contribuir? Como
a nossa empresa pode ser responsável por uma ação que favoreça a melhoria das situações referidas?
O pouco que cada um pode fazer, torna-se um todo de grandiosidade de boas soluções.
De momento, a responsabilidade social da WorkGroup passa por sensibilizar sobre a importância da vacina para defrontar este vírus avassalador. Todos os nossos colaboradores estão quase com a imunização completa.
Portanto, sendo esta mensagem da nossa inteira responsabilidade aqui fica o nosso apelo:
A vacinação é a solução para os negócios continuarem proliferar.
Comments