top of page

Trabalhar com música...


Auscultadores

Já pensou no efeito que a música pode ter na nossa mente quando estamos a trabalhar? O que uma boa seleção de uma playlist pode trazer em termos de concentração, motivação e ritmo?

Contudo, devemos saber que há música própria para ouvir durante o trabalho...


Se nunca trabalhou com música faça a experiência e analise o seu nível de concentração. Este período de confinamento devido à pandemia do COVID-19 em que todos os elementos da família se encontram em casa, a perturbação da concentração é inevitável, principalmente quem tem crianças. Colocar os auscultadores com uma playlist a gosto indexada ao algoritmo da produtividade, pode fazer a diferença na qualidade e rendimento do seu trabalho.

Neste contexto, a música ajuda a “arrumar as prateleiras” do nosso cérebro, colocando o foco o mais acessível e criando um certo ritmo, contribuindo assim, para o fluir das tarefas.

O som tem uma influência determinante no campo emocional.

Em ambiente laboral, os benefícios podem surgir em termos de desempenho, de satisfação e até humor.

Mas, se não escolher a música adequada o efeito pode ser contrário, tendo a desconcentração como resultado. Não confunda motivação com foco, o género de música está inerente ao tipo de tarefa que se desenvolve, por exemplo, músicas mais ritmadas são muito motivantes para tarefas repetitivas, que não exijam tanto a vertente cognitiva. Porém, funções mais complexas podem nem se coadunar com a opção musical, o silêncio poderá ser o melhor aliado.

Existem vários estudos com conclusões variadas, que podem ajudar no entendimento do efeito do som no nosso corpo, os benefícios e as desvantagens, contudo, cada um é que tem que sentir os proventos e prejuízos deste, suposto, suporte audível.

Uma das plataformas dedicada a este tema é Focus@will, disponibiliza pacotes pagos de música específica e personalizada para o efeito de foco e produtividade no trabalho. Baseado em estudos que efetuam, a Focus@will afirma o seguinte, “Quando ouve música, as ondas sonoras atingem os seus tímpanos e são transferidas para o tronco cerebral. O locus coeruleus, ou partes do cérebro que toma decisões, é afetado pelo som, e ouvir o tipo certo de música pode aumentar o foco e a produtividade.”

No entanto, mesmo sem uma base específica de estudos, apenas recorrendo à nossa intuição, sugerimos algumas músicas que podem funcionar como propulsor na sua produtividade.


Play! E bom trabalho.

SUGESTÃO 1




SUGESTÃO 2




SUGESTÃO 3




SUGESTÃO 4






bottom of page