top of page

Trabalhar a partir de casa, sugestões para que a sua produtividade não baixe.


Mesa com computador


Estamos a viver um grande desafio global. A já decretada pandemia provocada pelo COVID19, pela organização mundial de saúde obriga a medidas extraordinárias. Ajustar, cooperar e reorganizar, fazem parte

das ações alternativas das empresas e organizações para se manterem

em funcionamento.

Desta forma, a experiência do trabalho a partir de casa é uma imposição necessária. Certo que para algumas atividades profissionais, o teletrabalho

é incompatível e, as soluções terão que passar por outro tipo de entendimento.

As empresas com uma cultura organizacional mais contemporânea, já praticam o work at home, mas grande parte, ainda, não aderiu a este modelo laboral. Esta experiência permitirá o reconhecimento da sua viabilidade, assim como, uma variante a considerar no enquadramento

da estrutura organizacional da empresa.

Manter funções laborais com a qualidade pretendida, requer uma conduta regrada e hábitos recriados. Para que a produtividade na opção do teletrabalho não baixe, parte de cada um de nós gerir com assertividade a performance das nossas atividades profissionais.

Na perspectiva de o ajudar num melhor desempenho, deixamos sugestões para que organize devidamente o seu dia, de forma a torná-lo o mais produtivo possível.

PREPARAÇÃO DE VÉSPERA

Faça uma espécie de cronograma de todas as tarefas que tem de fazer durante o dia. Conforme a realização das mesmas, faça um visto correspondente à tarefa executada.

Prepare a sua área de trabalho para não perder tempo com arrumações de última hora.


HORA DE ACORDAR

- O facto de não ter que se deslocar para o seu local de trabalho, não significa que possa ficar mais um pouco na cama a preguiçar. Mantenha a mesma hora no despertador e faça a rotina de início da manhã normal.

- Se estiver mais alguém em casa, instrua para que não seja incomodado, ou que interrompam o menos possível.


INICIE A SUA ATIVIDADE

- Dispense 30 minutos para ler e responder a emails.

- Se tiver reuniões ou telefonemas para fazer, concretize logo a seguir à verificação de emails.

- As reuniões terão que ser realizadas de forma remota. Otimize as reuniões de trabalho, não estenda o discurso muito além dos pontos a serem abordados.

- Opte por fazer as tarefas mais custosas da parte da manhã se possível nas primeiras horas de trabalho.

Comprovadamente a nossa mente está mais disposta e ativa para dar respostas mais assertivas às questões de maior complexidade nas primeiras horas da manhã.

A produtividade não requer horas a mais de trabalho e sim, foco na atividade que estamos a desempenhar.

AFASTE A DISTRAÇÃO

Afaste tudo o que for suscetível de causar distração, inclui aquelas notificações sonoras do telemóvel de apps ou outras ferramentas que não tenham a ver com o trabalho.

Pode mesmo colocar um aviso na porta, “EM TELETRABALHO, NÃO INCOMODAR”, funcionará como um lembrete e uma barreira para os familiares que habitam na casa.

PAUSA PARA DESCOMPRIMIR

É obrigatório fazer uma pausa, levantar-se, espreguiçar um pouco, tomar um café ou fazer um pequeno lanche.

Um curto intervalo funciona como pequenas reposições de energia para a “máquina” fluir condignamente. Mas, não se distraia, corre o risco de estender um intervalo de 10 a 15 minutos para um de 30.


SUGERIMOS TAMBÉM…

No final do dia, escolha uma aula de exercício físico online, há muitas e para todos os gostos, desde dança, ginástica funcional, yoga, hiit, tabahta, etc. Bastam 20 a 30 minutos diários para ativar os músculos e permitir que o seu sistema endócrino produza substâncias hormonais benéficas que influenciam positivamente a nossa condição fisiológica e psicológica.

Este momento do seu dia é imprescindível para a sua produtividade, a prática regular de exercício físico melhora a memória, a concentração, o humor e o bem-estar.

Planeie, organize, produza e exercite-se.

Bom Trabalho!



bottom of page