
Um briefing orienta, informa, identifica as ideias iniciais das pretensões do requerente. Esta ferramenta de trabalho é essencial, pois, é o ponto de partida para delinear e desenvolver a solução que o cliente procura.
Um briefing eficaz está longe de ser um texto longo, deve primar pelo conciso, ser explícito, identificar as ideias essenciais e o principal objetivo.
Não existe um modelo de briefing ideal, este depende de vários fatores como, a finalidade do projeto, a área em que se insere, tipo de empresa ou cliente.
O QUE É UM BRIEFING?
O Briefing é um documento com um conjunto de informações base, essenciais, que nos orienta para o desenvolvimento de um trabalho. Compreende-se que seja um apanhado de certos dados fornecidos pelo cliente, ou adquiridos numa determinada reunião. Desta forma, a elaboração de um briefing é o primeiro passo para a execução de um projeto.
PORQUÊ ELABORAR UM BRIEFING?
A elaboração do briefing orienta à precisão do trabalho, evita desperdício de tempo, obriga a que toda a equipa esteja informada sobre as características do projeto produzindo, desta forma, resultados assertivos.