Estamos a viver um grande desafio global. A já decretada pandemia provocada pelo COVID19, pela organização mundial de saúde obriga a medidas extraordinárias. Ajustar, cooperar e reorganizar, fazem parte
das ações alternativas das empresas e organizações para se manterem
em funcionamento.
Desta forma, a experiência do trabalho a partir de casa é uma imposição necessária. Certo que para algumas atividades profissionais, o teletrabalho
é incompatível e, as soluções terão que passar por outro tipo de entendimento.
As empresas com uma cultura organizacional mais contemporânea, já praticam o work at home, mas grande parte, ainda, não aderiu a este modelo laboral. Esta experiência permitirá o reconhecimento da sua viabilidade, assim como, uma variante a considerar no enquadramento
da estrutura organizacional da empresa.
Manter funções laborais com a qualidade pretendida, requer uma conduta regrada e hábitos recriados. Para que a produtividade na opção do teletrabalho não baixe, parte de cada um de nós gerir com assertividade a performance das nossas atividades profissionais.
Na perspectiva de o ajudar num melhor desempenho, deixamos sugestões para que organize devidamente o seu dia, de forma a torná-lo o mais produtivo possível.
PREPARAÇÃO DE VÉSPERA
Faça uma espécie de cronograma de todas as tarefas que tem de fazer durante o dia. Conforme a realização das mesmas, faça um visto correspondente à tarefa executada.
Prepare a sua área de trabalho para não perder tempo com arrumações de última hora.
HORA DE ACORDAR
- O facto de não ter que se deslocar para o seu local de trabalho, não significa que possa ficar mais um pouco na cama a preguiçar. Mantenha a mesma hora no despertador e faça a rotina de início da manhã normal.
- Se estiver mais alguém em casa, instrua para que não seja incomodado, ou que interrompam o menos possível.
INICIE A SUA ATIVIDADE
- Dispense 30 minutos para ler e responder a emails.
- Se tiver reuniões ou telefonemas para fazer, concretize logo a seguir à verificação de emails.
- As reuniões terão que ser realizadas de forma remota. Otimize as reuniões de trabalho, não estenda o discurso muito além dos pontos a serem abordados.
- Opte por fazer as tarefas mais custosas da parte da manhã se possível nas primeiras horas de trabalho.
Comprovadamente a nossa mente está mais disposta e ativa para dar respostas mais assertivas às questões de maior complexidade nas primeiras horas da manhã.
A produtividade não requer horas a mais de trabalho e sim, foco na atividade que estamos a desempenhar.
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